Criar uma Loja Virtual Grátis
ONLINE
1




Pibid

 

Themediafire

 

anitube

 

central de mangás


CNE
CNE

 

AQUI, ALUNOS DO COLÉGIO NORMAL ESTADUAL PODERÃO LER INFORMES E TEXTOS, ASSISTIR VÍDEOS E PRODUZIR MATERIAIS PARA O PRÓPRIO SITE.

 


 

Aos alunos interessados em mais fontes de pesquisa e de apoio às aulas de História, um site com inúmeras mídias : https://www.historiadigital.org/


história digital



 


 

PARA OS INTERESSADOS EM HERÁLDICA, AQUI ESTÃO ALGUNS BRASÕES DE FAMÍLIAS MUITO COMUNS NA NOSSA REGIÃO:


FAMÍLIA FERREIRA

brasão ferreira


O sobrenome Ferreira é de origem ibérica, mas existem os sobrenomes Ferrara ou Ferrari na Itália que surgiram pela mesma força ideológica que criou o nome Ferreira, provavelmente uma referência a profissão de ferreiro, muito importante na Idade Média, já que o desenvolvimento de um país durante a Baixa Idade Média e na Idade Moderna, era ditado pela capacidade de produzir os mais diversos tipos de ferramentas agrícolas que poderiam facilitar e aumentar a produção nacional, cabia aos ferreiros também a produção de armamentos e quase todos os derivados da matéria prima metálica.


FAMÍLIA LIMA

LIMA


A origem do sobrenome Lima nos leva até a Grécia antiga, em que na mitologia, havia no Hades um rio chamado Lete, no qual aquele que bebesse das suas águas esqueceria tudo, o nome Lete ou Lethe, significa esquecimento, mas o seu contrario é verdade, o que torna o sentido de Lete mais próximo de ilusão do que de esquecimento.
Para os romanos este rio ficava na península ibérica e era chamado de Lima ou Limia, mito criado pelo filosofo, geógrafo e historiador grego Estrabão, segundo a mitologia, quem atravessasse o rio esqueceria de todas as suas lembranças, mas o mito foi quebrado, quando o general romano Decimus Junius Brutus atravessou o rio e chamou na outra margem os seus soldados pelo nome.
O rio Lima nasce no norte da Espanha e segue ate Portugal onde desagua no oceano, e foi na região deste rio que surgiu o sobrenome Lima, o sobrenome Lima foi assimilado pelos senhores desta região e por volta do século XV ganhou seu brasão.


FAMÍLIA RODRIGUES

RODRIGUES

O sobrenome Rodrigues vem do substantivo próprio Rodrigo, que por sua vez vem dos idiomas germânicos, sendo rod, famoso, e rico, senhor, sendo assim o senhor famoso, o nome teve grande influência na península ibérica devido ao rei Roderico, latinizado no nome Rodrigo, que foi o ultimo rei visigodo da Hispânia, perdeu seu reino para os mouros, permitindo assim a entrada do islã na península ibérica, Rodrigo teria fugido para a Lusitânia onde morreu.

O nome do rei Rodrigo ficou bem vivo na mente do povo ibérico, que contavam como os muçulmanos entraram na Ibéria, tal nome foi dado a muitos, daí surgiu o nome Rodrigues, que significa filho de Rodrigo ou da casa de Rodrigo, este nome foi adotado por muitas famílias na península ibérica como sobrenome, na forma de Rodriguez na Espanha.


FAMÍLIA PEREIRA

PEREIRA

O sobrenome Pereira surgido em Portugal é originário de uma árvore de mesmo nome, cujo fruto é a pêra. O nome Pereira foi dado a diversas regiões em Portugal, talvez por que essas regiões se tratavam de plantações de pêras, com o tempo os habitantes destas regiões passaram a usar o sobrenome Pereira, demonstrando que eram originários das regiões que tinham o mesmo nome, acredita-se que o sobrenome foi usado primeiramente por uma família rica, que vivia em uma fazenda chamada Pereira, na região de Vermoim no norte de Portugal, como a região já era importante desde o império romano devido a ser uma rota para viajantes, o sobrenome se espalhou por Portugal, posteriormente ele foi assimilado também por cristãos novos, judeus convertidos.


FAMÍLIA SILVA

SILVA

O sobrenome Silva, vem do latim, que significa selva, floresta e/ou bosque. As referencias mais antigas do nome são da época do reino dos Godos, em que o nome foi adotado por alguns príncipes. O nome é logicamente de origem toponímica, mais provavelmente de uma região chamada Torre de Silva, perto de Valença, em Portugal, porém existem muitas outras regiões na Espanha e em Portugal com este nome.
Apesar de remotas, o uso sobrenome Silva tem origens no Reino de Leão, e por isso seu brasão de armas faz referencia a ele, sendo um leão purpura armado e lampassado de vermelho ou azul, sobre um campo prata.
No Brasil o sobrenome foi adotado por muitos escravos e também por pessoas que buscavam passar por anônimas.


FAMÍLIA SOUSA/SOUZA

SOUZA

O sobrenome Sousa, ou a comum variação Souza, de origem portuguesa, não se sabe ao certo de qual palavra ele se originou, uns acreditam que provem do latim saucia, que significa pedra, já outros dizem que provem de saza, que por sua vez significa seixo, coincidentemente ou não Sousa também é nome de regiões de Portugal, em que estão um rio chamado Sousa, cuja origem é a palavra latina saza, e próximo ao rio há uma povoação chamada Souza, na qual tem sua origem na palavra latina saucia.

As referências mais antigas sobre esta família citam a região próxima ao rio Souza na qual, entre século VIII e XI, os seus donos passaram assimilar para si o nome do rio, desta linhagem gerou-se o ramo nobre da família, que tinha uma parentela com os reis de Castela, Leão e com antigos reis visigodos, por isso em alguns brasões da família Souza se vê alusões as armas de Castela e Leão.

Acima os dois mais comuns brasões da família Sousa de Portugal, sendo o primeiro, em prata, mais usado pela família Souza e o segundo, em vermelho, assimilado a família Sousa.


 

FONTE: https://brasaodefamilia.blogspot.com.br/


PARA O 2º NORMAL MÉDIO:

A Conquista Espanhola na América




A partir destes vídeos, os alunos devem se dividir em grupos, pesquisar o tema "A conquista espanhola na América" e deixar comentários e perguntas nesta página, sobre o tema ou sobre as qualidades e falhas de cada vídeo. Resenhas das pesquisas de cada grupo devem ser postadas na página LIVRO DE VISITAS deste site. Com isso, vamos iniciar a produção de materiais para futuras avaliações.

 

 

 

 


 

PARA AS TURMAS DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, CENAS DE OBRAS MARAVILHOSAS DO CINEMA, RETRATANDO A CULTURA JAPONESA E O ANIME SAMURAI X (QUE RETRATA, PRINCIPALMENTE, A ERA MEIJI):


KAGEMUSHA, A SOMBRA DO SAMURAI



Durante o Período Sengoku (guerras civis no Japão), os líderes anseiam conquistar Kyoto. Entre eles estão: Shingen Takeda, Nobunaga Oda e Ieyasu Tokugawa. Em 1572, Shingen parte em direção a Kyoto. Nobunaga e Ieyasu unem esforços para impedi-lo. Shingen aproxima-se demais do campo inimigo e é alvejado por um atirador. Gravemente ferido, ele ordena aos seus conselheiros que, se ele morrer, a sua morte seja ocultada a todos durante três anos. Surgem boatos sobre sua morte, mas um sósia assume seu lugar e passa-se por ele, sem ninguém dar por isso. Assim ele cria respeito no clã Takeda e mantém os inimigos distantes, os quais crêem que o líder está vivo.

FONTE: WIKIPÉDIA.



O ÚLTIMO SAMURAI



Em 1870 é enviado ao Japão o capitão Nathan Algren (Tom Cruise), um conceituado militar norte-americano. A missão de Algren é treinar as tropas do imperador Meiji (Shichinosuke Nakamura), para que elas possam eliminar os últimos samurais que ainda vivem na região. Porém, após ser capturado pelo inimigo, Algren aprende com Katsumoto (Ken Watanabe) o código de honra dos samurais e passa a ficar em dúvida sobre que lado apoiar.

FONTE: ADOROCINEMA


SAMURAI X



Kenshin, o Andarilho - Crônicas de um Espadachim da Era Meiji é uma série de mangá criado pelo artista Nobuhiro Watsuki e posteriormente adaptado em anime. A série, ambientada nos primeiros anos da Era Meiji no Japão, conta a história de Kenshin Himura um pacifico espadachim que prometeu nunca mais matar. Entretanto, seu passado como retalhador a serviço da Ishin Shishi fará o jovem Himura brandir novamente sua espada contra velhos e novos inimigos.

Durante 10 anos Kenshin vagou pelo Japão até encontrar abrigo no Dojo Kamiya, onde a jovem Kaoru Kamiya lecionava kendo no estilo Kamiya Kashin (Espada para a Vida). A errante caminhada do jovem ronin tinha um propósito: A expiação pelas inúmeras mortes que causara durante o Bakumatsu (fim do bakufu/shogunato) quando era um hitokiri (assassino retalhador) a serviço da Ishin Shishi (monarquistas que desejavam a restauração do governo para as mãos do imperador) do feudo de Choushuu. Nessa época, Kenshin ficou conhecido como "Hitokiri Battousai" (Battousai, o retalhador) por sua grande habilidade com o Battoujutsu. Mesmo com a vitória dos monarquistas que culminou na derrubada do Xogunato Tokugawa, dando origem a Era Meiji, Kenshin, arrependido pelas inúmeras vidas que tirou, decide nunca mais matar. Mesmo terminando sua longa jornada, o ex-hitokiri terá de brandir novamente sua sakabatou (espada em que a lâmina encontra-se no dorso) para enfrentar novos e velhos inimigos.

FONTE: WIKIPÉDIA